Aos meus companheiros, ratos.

Publicado: 14 de setembro de 2010 em Palavras

“Espero que vocês ratos aprendam a ler, algum dia, e entendam o que escreverei aqui.

Jogado na sarjeta, a luz da Lua me arde mais do que a do Sol, me força a pensar em tudo o que poderia ter sido diferente. Mas não adianta, não adianta. Chorar sobre a poça de água suja, olhando a minha face igualmente suja e judiada pela selva de pedra. Os únicos donos da minha confiança são vocês, que me deixam pensar em paz e ainda me honram com a quebra do silêncio que me atinge como um punhal no peito, apenas remexendo o lixo que se encontra ao meu lado. Com as pernas cobertas por jornais, passo noites em claro pensando e escrevendo frases na minha mente.

Vocês observam que nada me distingue do homem que passou ao meu lado, bem vestido. Ele pensa, eu penso. Ele respira, eu respiro. Ele ama, eu amo. O que nos distingue é a oportunidade, aquela que abriu a porta da humilhação e me jogou aos leões. Ah, se eu tivesse um violão, eu o tocaria para vocês para saberem o quanto são importantes para mim. Assim, pelo menos, eu ganharia a admiração de alguém, por mais animal e sujo que seja. Aliás, ao mesmo tempo que nada me distingue dos homens para vocês, nada me distingue de vocês para os homens. Sou visto como um animal sujo, que revira o lixo. E vocês? Animais sujos que reviram o lixo. Acho que está tudo invertido nesse mundo, e o “Mundo dos Ratos” me faz mais sentido. Obrigado pela bela companhia, companheiros! E quando chegarem no momento em que seus inimigos forem seus semelhantes, escrevam para o futuro, como eu escrevi.”

(Achado pelos ratos 6.200 anos depois).

comentários
  1. Isis disse:

    Oi, lendo seu texto lembrei de dois livros (um deles também é um filme): “O Fabuloso Maurício e seus roedores letrados” e o “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Depois também preciso lhe mostrar um conto da minha prima, chama-se “São Paulo Invisível”

    Bjinhos!!!!

  2. Ana Clara disse:

    nossa, muito bom o texto Fábio, adorei! 🙂

Deixe um comentário

